Benefícios

O alho (Allium sativum) tem ação antibiótica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antiasmática, antioxidante, anticancerígena, entre outras, além de ser protetor cardiovascular.

O alho reduz pressão alta e previne arteriosclerose; auxilia na dissolução de cálculos renais; tem efeito tônico sobre pessoas enfraquecidas; previne gripes e resfriados; poderoso desinfetante, ajuda na expulsão dos vermes; age na bronquite, diarreia, calcificação das artérias, vermes intestinais, hemorroidas, varizes, enfermidades dos rins, da bexiga e da vista, dores de cabeça, enxaqueca, obesidade, hidropisia, tumores, herpes, afecções da pele, melancolia, histeria, reumatismo, gota, hipocondria, problemas respiratórios, palpitações cardíacas, sensação de medo, inflamações da mucosa, menopausa, tifo, prisão de ventre, paralisação do fígado e do baço, perturbação do metabolismo, nefrite, desarranjos estomacais, falta de apetite, tosse, rouquidão, catarro, nervosismo, abcessos pulmonares, asma, problemas circulatórios, pressão alta, diabetes. Estudos comprovam a sua eficácia em câncer da mama e da próstata.

Pesquisas recentes identificaram que o alho possui ainda diversas propriedades, entre as quais se destacam as antimicrobianas, antineoplásicas, terapêuticas contra doenças cardiovasculares, imunoestimulantes e hipoglicemiante.

O que mais se destaca na composição nutricional do alho são os altos teores dos elementos zinco e selênio, metais antioxidantes. No organismo humano, estes nutrientes estão envolvidos no funcionamento do sistema imunológico.

Na prevenção de doenças, o alho também tem merecido destaque. Recentemente, um estudo epidemiológico efetuado em duas regiões distintas da China, uma que emprega o alho na culinária e outra que não o utiliza, mostrou que a região que usa regularmente o alho tem menores índices de morbidade e de mortalidade em relação à região que não utiliza o alho na alimentação.

Fonte: Bianca Terapeuta (texto adaptado)

Nossos Clientes